Busca avançada
Ano de início
Entree

18a Conferência Internacional de Percepção e Cognição Musical

Processo: 24/21133-3
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 21 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 25 de julho de 2025
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Patricia Maria Vanzella
Beneficiário:Patricia Maria Vanzella
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Cognição musical  Percepção musical 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição musical | Ecologias sonoras | Experiências auditivas | Inovação tecnológica em música | Neurociência cognitiva da música | Percepção Musical | Cognição Musical

Resumo

A International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC) é o evento pioneiro na área da Psicologia Cognitiva da Música. Realizada bienalmente desde 1989, a ICMPC tem como missão reunir pesquisadores internacionais e fomentar colaborações interdisciplinares. É fruto de um esforço coletivo de sociedades de pesquisa, como a Sociedade para Percepção e Cognição Musical (SMPC) na América do Norte, a Sociedade Europeia para as Ciências Cognitivas da Música (ESCOM), e outras organizações na Ásia e Oceania. Juntas, elas garantem a continuidade do evento, que tem alternado sua sede entre regiões do hemisfério norte e Oceania.A 18ª ICMPC, em 2025, será realizada pela primeira vez no Sul Global, em São Paulo, a partir de iniciativa conjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Festival de Inverno de Campos do Jordão. O programa nesta edição dará enfoque ao tema: "Echoes and Ecologies: New Landscapes for Music Perception and Cognition". Por meio de investigação interdisciplinar, será analisado como avanços em áreas como a psicologia, neurociência, inteligência artificial, entre outras, estão remodelando nossa compreensão das experiências auditivas em diferentes contextos sociais e culturais. Também serão discutidos os efeitos de inovações tecnológicas e práticas emergentes em performance e produção musical. Trabalhos que abordem especificamente o tema da conferência serão destacados no programa. Serão 5 dias de evento, com 5 palestras principais e 1 workshop-destaque com renomados convidados internacionais, 2 sessões especiais com convidados brasileiros, cerca de 70 sessões de apresentações orais, simpósios, workshops e demonstrações de trabalhos aprovados pela comissão científica, 3 sessões de apresentação de posters (uma delas online), além de atividades musicais realizadas por bolsistas do Festival de Campos do Jordão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)