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Diálogos sobre inteligência artificial e educação básica na escola pública paulista

Processo: 24/22919-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Eliane Fernandes Azzari
Beneficiário:Eliane Fernandes Azzari
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Fernando Luis do Nascimento ; Saullo Haniell Galvão de Oliveira
Assunto(s):Dialogismo  Educação digital  Formação de professores  Inteligência artificial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dialogismo | Educação Digital | Ética e estudos digitais | formação de professores | Inteligência Artificial | Linguagens Digitais | Formação de professores

Resumo

Esta proposta, de natureza multidisciplinar, apresenta um projeto colaborativo que mobiliza dois pesquisadores do Brasil e um dos EUA que atuam em diferentes campos, a saber: da Educação e dos estudos da Linguagem; dos estudos Digitais e da Ética e do campo da Computação. O projeto consolida a parceria entre pesquisadores de diferentes Escolas da PUC-Campinas e um pesquisador da Bowdoin College. De desenho híbrido, cunho etnográfico e caráter essencialmente qualitativo, trata-se de Pesquisa-ação colaborativa destinada a abordar questões éticas, estético-técnicas e humanísticas relacionadas à Inteligência Artificial (Generativa/Preditiva) e(m) interface com a Educação Básica, no contexto da formação continuada de docentes da educação pública paulista. Especificamente, conta com a parceria previamente estabelecida pela pesquisadora responsável com a direção e a coordenação pedagógica de uma escola estadual da região de Campinas, no interior de São Paulo, que assegura a colaboração entre a equipe de pesquisa e os docentes da instituição pública durante reuniões mensais a serem realizadas em dois horários destinados às Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Em acordo com o Planejamento Estratégico institucional, busca-se contemplar o eixo dedicado à inovação epistemológica. A investigação contará com a utilização de espaços disponíveis na escola parceira e, eventualmente, também na instituição sede. Justifica-se seu desenvolvimento pelo caráter atual e emergente de seus objetivos, que visam à promoção do diálogo em torno de questões éticas pertinentes ao tema, a partir das realidades vivenciadas pelos docentes em seus contextos específicos, juntamente com a proposição de práticas pedagógicas orientadas pela ótica dos letramentos digital e crítico. Espera-se que o trabalho possa resultar em produção intelectual qualificada, com forte potencial para a internacionalização da pesquisa, além da geração de impactos sociais decorrentes da atuação da equipe na formação continuada de professores, em nossa região. (AU)

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