Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologias ativas no ensino da parasitologia: produção de modelos, jogos e recursos tecnológicos

Processo: 25/02420-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Helmintologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Fabiana Martins de Paula
Beneficiário:Fabiana Martins de Paula
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Allana Martins Vasconcelos ; Gessica Baptista de Melo ; Isis Akemi Katayama ; Maiara Gottardi ; Marcelo Andreetta Corral ; Paula Adriane Piccolo Pieruzzi ; Ronaldo Cesar Borges Cryschek
Vinculado ao auxílio:22/02401-1 - Avaliação de antígenos heterólogos de Strongyloides venezuelensis no imunodiagnóstico da Estrongiloidíase humana: estudo entre Brasil, Peru e Portugal, AP.R
Assunto(s):Jogos educativos  Modelagem tridimensional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de parasitologia | estratégias ativas | jogos educativos | modelos tridimensionais | vídeos de promoção à saúde | Parasitologia

Resumo

A metodologia de ensino deve abranger um conjunto de estratégias didáticas com intuito de alcançar os objetivos de ensino e aprendizagem, almejando o máximo de aproveitamento por parte dos estudantes. A produção de recursos como modelos tridimensionais, jogos educativos ou vídeos são estratégias que se comunicam com os estudantes e podem ser utilizadas como estratégias educacionais em diferentes cenários mundiais. O presente estudo tem como objetivo construir modelos de estágios evolutivos dos principais geo-helmintos causadores de doenças humanas, produzir jogos educativos voltados para medidas profiláticas contra as infecções parasitárias e produzir vídeos utilizando a rede social Tiktok para divulgação das medidas sobre "Prevenção das Geo-helmintíases" para aplicação como medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde em estudantes da rede pública e avaliar a implementação destas estratégias. Os modelos, jogos e vídeos serão desenvolvidos para aplicação na rede municipal de Sorocaba. Após a aplicação será realizado um estudo transversal prospectivo com análise de questionários. Serão ministradas aulas utilizando estratégias educacionais ativas. Será utilizado questionário em escala likert para percepção do aprendizado. Acreditamos que a presente proposta seja poderá auxiliar na conscientização da importância das geo-helmintíase em nosso meio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)