Projeto UCA: ESTRATÉGIAS E MATERIAIS PARA FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO NO USO DAS MID...
Aprendendo a conviver: etnografia da pós-violência no País Basco. Uma leitura comp...
Processo: | 25/02366-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2025 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2026 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral |
Pesquisador responsável: | Vanderlei Salvador Bagnato |
Beneficiário: | Vanderlei Salvador Bagnato |
Instituição Sede: | Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Pesquisadores associados: | Cristina Kurachi ; Daniel Varela Magalhães ; Kilvia Mayre Farias ; Natalia Mayumi Inada |
Vinculado ao auxílio: | 13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | ambiente educacional | kits educativos em ciências | metodologia de educação cientifica | plataforma digital de treinamento | Educação cientifica, valorização de práticas de ciência |
Resumo
O projeto que estamos propondo, utiliza os alunos da Licenciatura em Ciências do IFSC parautilizarem os Kits educativos -Aventuras na Ciências, por nós desenvolvidos ( com apoio daAcademia Brasileira de Ciências) para implementar a pratica da ciência como elementoeducacional e criar uma plataforma digital com alunos e professores, que seja de acesso atodos. Praticar ciência é um elemento fundamental para consolidar fundamentos e dar aoestudante entendimento prático da natureza. Exposições e museus de ciências constituem umelemento importante de informação e valorização, mas não são eficientes para penetrardeixando conceitos enraizados na formação dos alunos. Apreciar ciência e ficar fascinado comela é apenas o início para entendê-la. O programa que queremos instalar envolvendo os kitseducativos que permite ao estudante de fato colocar a mão na massa e praticar ciências, é umprograma que já iniciamos com a Academia Brasileira de Ciências e que encontra nestepresente projeto, uma forma de se consolidar levando a muitos os kits aventuras nas ciências eapresentando uma plataforma digital com uso de TV e internet que permitirá avanço noprocesso de aprendizado fora e dentro do ambiente escolar. Uma coleção de 14 kits deciências (elaborado por eminentes cientistas brasileiros) já desenvolvidos serão colocados emdiversas escolas para preparação dos professores e dos alunos dando que o aluno poderá levarpara sua casa o kit, realizar experimentos e apresentar para sua classe. Os alunos dalicenciatura do IFSC em ciências acompanharão todo o processo, farão a documentação eajudarão no processo de elaboração de um programa nacional que perita levar um certonúmero destes kits para cada escola e que terá na TV pública e nos canais dedicados a isto(como o Futura, TV Senado, Canal Educativo das cidades), uma plataforma de treinamento ecomposição com o programa. Por um lado, treinaremos estudantes a praticarem ciências, poroutro lado estes alunos nos ajudarão a levar ciências para todos através da internet e osprogramas de TV. Levando em conta que na maioria das escolas brasileiras os alunos não têmoportunidade de frequentar laboratórios de ciências para verificar na prática os conceitosbásicos, o programa com kits será uma inclusão de diversas escolas a prática da ciência.Enquanto neste projeto, formaremos a plataforma com apoio de pesquisadores trabalhandocom os alunos, ações deverão ser feitas junto ao governo estadual e federal para usar aexperiência já adquirida pela USP para tornar ciências um bem de todos. Serão utilizados acoleção de kits presentes abrangendo os tópicos de Física, Química, Biologia, Matemática eGeofísica do planeta Terra. Com estes kits, escolas formarão clubes de ciências (nossoprograma piloto formou cera de 100 clubes de ciências na região de São Carlos , que fizeram efazem a diferença na pratica de ciências para os alunos) e os alunos serão motivados arealizarem pesquisas básicas e se aproximarem das universidades para sua motivação.Envolveremos as diretorias de ensino de diversos municípios para serem parte de nossoprograma, que como dito, já foi feito na forma de um piloto em São Carlos. Para os alunos delicenciatura, a participação neste programa será a oportunidade de colocarem em prática seusconhecimentos e desenvolver a melhor forma pedagógica de introdução da pratica de ciênciascom a participação dos alunos e professores em uma mesma plataforma. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |