Busca avançada
Ano de início
Entree

Cidade que educa - desenvolvimento de estratégia de ensino-aprendizagem para mapeamento e produção de conteúdos sobre pontos de presença da Ciência na Cidade

Processo: 25/02398-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Adilson Jesus Aparecido de Oliveira
Beneficiário:Adilson Jesus Aparecido de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Mariana dos Santos ; Mariana Rodrigues Pezzo ; Tárcio Minto Fabrício
Vinculado ao auxílio:13/07296-2 - CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, AP.CEPID
Assunto(s):Cultura científica  Ensino de ciências  Território 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bncc | Cidades Educadoras | Ctsa | Cultura Científica | ensino de ciencias | território | Ensino de Ciências

Resumo

A proposta é desenvolver estratégia de ensino-aprendizagem e materiais associados para o trabalho na Competência Específica 3 da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Base Nacional Comum Curricular (BCNN) para o Ensino Médio. O objetivo é oportunizar experiências que favoreçam a contextualização da base de conhecimento prevista para essa etapa de ensino, a partir do delineamento de situações-problema globais disparadoras, que subsidiarão o trabalho com situações-problema próprias do território de cada escola (na perspectiva interdisciplinar e sob a temática geral "Ambiente, Saúde e Território"). O trabalho terá como referenciais teóricos as Cidades Educadoras e as abordagens Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com práticas relacionadas ao mapeamento de pontos de presença da Ciência na Cidade e à aprendizagem baseada em investigação sobre temáticas associadas a esses pontos, junto a atividades de educação para as mídias. Serão entregues os seguintes produtos: orientações - texto e vídeos tutoriais - para aplicação da metodologia em sala de aula; vídeos associados às situações-problema globais disparadoras; catálogo de produções na plataforma co.educa adequadas para uso complementar na abordagem das situações-problema estabelecidas. A partir da aplicação inaugural da metodologia em escola pública no município de São Carlos (SP), será realizada investigação sobre resultados de aprendizagem obtidos, cujos resultados, além de subsidiar a sistematização da metodologia, serão divulgados por meio de artigos em periódicos e participações em eventos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)