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Reforma curricular e espaços de agência docente: Análise de múltiplos contextos de formação de professores de ciências

Processo: 24/06467-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Daniela Lopes Scarpa
Beneficiário:Daniela Lopes Scarpa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Danusa Munford ; Laurie Katz ; Sophie Babault
Assunto(s):Literacia científica  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agência docente | alfabetização científica | Ensino de ciências por investigação | etnografia na educação | formação de professores | Identidade Docente | Formação de Professores

Resumo

Desde 2017, com a implementação da BNCC, estão acontecendo discussões, processos de elaboração e implementação de políticas curriculares, além de iniciativas de formação de professores. Com isso, temos a oportunidade de participar e investigar essas dimensões, contribuindo para estabelecer diálogos entre a perspectiva teórica, advinda do campo acadêmico, e a perspectiva da prática escolar, advinda dos sistemas e estabelecimentos de ensino. Considerando-se: (i) o contexto atual das discussões curriculares e as possíveis tensões e transformações entre as diferentes dimensões (prescrita, planejada, interpretada e em ação) presentes no currículo da Cidade de São Paulo; (ii) o fato de o currículo de ciências naturais da cidade de São Paulo dialogar com os conceitos de Alfabetização Científica e Ensino por Investigação, centrais para a área de pesquisa em ensino de ciências e (iii) os desafios e dificuldades de professores em lidar com essa perspectiva e a importância dos processos de formação de professores, este projeto propõe investigar as relações entre identidades docentes e espaços de agência construídos em diferentes contextos de formação de formadores e professores de ciências naturais no processo de implementação do Currículo da Cidade de São Paulo. Desse objetivo, decorre nossa pergunta de pesquisa: como se constituem as identidades docentes e espaços de agência docente de formadores e professores quando aprendem e se posicionam com relação a um processo de implementação curricular pautado na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação? A perspectiva metodológica da microetnografia, orientada pela etnografia na educação, será usada para olhar as interações em encontros de formação. Assim, será possível dar visibilidade aos complexos processos de formação de professores que estão ocorrendo na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, permitindo, em diálogo com referenciais da área de ensino de ciências, compreender como o estabelecimento de espaços de agência docente frente às novas demandas curriculares possibilita a construção e negociação de conhecimentos de AC e EnCI. Os conhecimentos e reflexões produzidos neste projeto poderão subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e processos de formação docente no campo das ciências da natureza, contribuindo para enfrentar os desafios da formação no âmbito da educação pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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