Busca avançada
Ano de início
Entree

Articulação entre sustentabilidade e equidade em práticas pedagógicas e materiais didáticos sobre emergência climática: proposição e análise

Processo: 25/03978-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rosana Louro Ferreira Silva
Beneficiário:Rosana Louro Ferreira Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06966-3 - Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas, AP.EP
Assunto(s):Equidade  Sustentabilidade  Educação ambiental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eqüidade | jogo colaborativo | maquete interativa | Produção Audiovisual | sequencia didática investigativa | Sustentabilidade | Educação ambiental

Resumo

Este projeto buscará gerar evidências científicas sobre o potencial das escolas e das juventudes para uma educação ambiental focada na indissociabilidade entre sustentabilidade, interculturalidade e equidade. Pretende envolver quatro bolsistas de iniciação científica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas para propor e investigar o desenvolvimento de atividades que propiciem a articulação entre sustentabilidade e equidade na compreensão de conceitos, valores e formas de participação relacionadas ao tema da emergência climática. Será desenvolvido nas escolas parceiras do projeto "Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas", financiado pelo edital PROEDUCA da FAPESP. O objetivo é investigar, de forma colaborativa, os desafios e potencialidades dos processos de educação ambiental escolar relacionados à temática da emergência climática, considerando quatro metodologias participativas, sendo cada uma desenvolvida e investigada por um bolsista de IC: produção de maquete interativa sobre áreas de riscos e desastres; análise e produção de recursos audiovisuais; produção de jogos cooperativos com foco no fortalecimento da potência de agir; produção de sequência didática investigativa sobre regime de chuvas utilizando pluviômetros. Os dados serão coletados por meio de questionários, grupo focal e gravações de interações discursivas durante as atividades escolares. Para que possam ganhar escala, os produtos desenvolvidos e seus resultados serão divulgados de forma colaborativa nas escolas, no Repositório de Experiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE), em construção no projeto associado, e na plataforma co.educa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)