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As quatro juventudes face à expansão da matrícula secundária e ao ensino superior: estudar, trabalhar, se encontrar.

Processo: 24/05745-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Graziela Serroni Perosa
Beneficiário:Graziela Serroni Perosa
Pesquisador visitante: Manuel Alejandro Giovine
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidad Nacional De Córdoba/Unc, Argentina
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análises fatoriais | desigualdades e mobilidade social | Educação | estatísticas educacionais | Juventudes | posições intermediárias | Sociologia da educação

Resumo

Em 2021, durante um período de confinamento em razão da epidemia de Covid19, realizamos um estudo exploratório sobre os jovens de 18 a 24 anos, de diferentes grupos sociais, a partir de 4 categorias propostas pela CEPAL: os jovens que só estudam, os que só trabalham, aqueles que estudam e trabalham e os que nem estudam e nem trabalham. Esta classificação é suficiente para apreender as fortes desigualdades sociais presentes na situação atual dos países latino-americanos? Como a expansão do acesso à escola secundária e ao ensino superior contribuíram (ou não) para alterar a proporção de jovens em cada uma dessas categorias? O financiamento da vinda como Professor Visitante pela FAPESP de Manuel Alejandro Giovine, nos permitirá realizar etapas decisivas desta pesquisa: i) construir uma série histórica (2000-2024) de tais categorias com base nas estatísticas da CEPAL; ii) revisar e aprofundar o questionário utilizado em 2021, para voltar a aplicá-lo e assim aumentarmos a amostra de respondentes; iii) realizar estudos com base em análises fatoriais para buscar identificar mudanças e permanências na estrutura das condições de vida, nas trajetórias de estudo e trabalho dos jovens, notadamente. Manuel A. Giovine possui uma expertise em este tipo de tratamento dos dados que pretendemos trabalhar. Ele poderá analisar a qualidade dos dados, sistematizá-los e estruturá-los para realizar uma análise fatorial e de classificação a partir deles. O principal objetivo é interrogar os efeitos do crescimento do acesso e da conclusão da escola secundária sobre as trajetórias destes jovens que, com a mesma idade biológica, possuem condições de vida tão distintas. A partir dos dados obtidos e das discussões que faremos na USP, ele proporá o desenho para uma amostra qualitativa visando à realização de entrevistas semi-estruturadas, com jovens residentes no município de São Paulo. A hipótese principal propõe que a generalização do acesso ao diploma da escola secundária representa um processo de intensa modificação das aspirações educacionais e ocupacionais que, entre outros efeitos, produz a formação de uma demanda muito maior pelo ensino superior. Para além deste efeito mais óbvio, ele tenderia a produzir efeitos decisivos sobre a mobilidade social e, em alguns casos, estaria associado a processos mais profundos de reinvenção de si mesmo. Assim, os resultados desta vinda como Professor visitante em São Paulo são promissores e representam a possibilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2021, além de consolidar uma agenda comum de pesquisa. (AU)

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