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Cultura Maker para letramento digital e educação cientifica e tecnológica: desenvolvimento de materiais didáticos por prototipagem para redução da desigualdade socioeducacional

Processo: 24/14024-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Flávio Camargo Cabrera
Beneficiário:Flávio Camargo Cabrera
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia e Ciências (FEC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Guilherme Pina Cardim ; Paulo Cesar de Almeida Raboni ; Renivaldo José dos Santos
Assunto(s):Impressão tridimensional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação 5 | impressão 3D | Kits Educacionais | Prototipagem | 0 | Impressão 3D

Resumo

Este projeto de pesquisa será desenvolvido por Flávio Camargo Cabrera na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rosana - SP. Este projeto contempla conceitos ligados a Educação 5.0 cujo principal objetivo é promover o letramento digital e educação cientifica e tecnológica. Atualmente, observa-se rápidos avanços tecnológicos ligados a robótica, inteligência artificial, a automação a partir da "internet das coisas" (IoT), a materialização a partir da impressão 3D e nanotecnologia. A inserção destas tecnologias no currículo educacional, pautando uma nova pedagogia e metodologias de ensino, visa desenvolver habilidades como a capacidade de liderança e pensamento crítico, trabalho em equipe para solução de problemas, inovação, proatividade, criatividade, resiliência e adaptabilidade. Tais habilidades permitem o avanço nas fronteiras de pesquisa e capacitam estudantes para o ingresso no mercado de trabalho. Sabe-se, porém, da desigualdade social pela disparidade no acesso a recursos tecnológicos e infraestrutura, especialmente nas escolas públicas, além das dificuldades na formação tecnológica para educadores e da necessidade de reformulação de objetivos educacionais, métodos de ensino e avaliação.Propõe-se, portanto, desenvolver materiais didáticos para aulas experimentais, utilizando prototipagem (impressão 3D), aplicados como intervenção pedagógica na disciplina de Física, em conjunto a novas metodologias ativas de ensino como a STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Prevê-se a participação de estudantes e formação sobre impressão 3D através da realização de disciplinas eletivas e Clube Juvenil com temas relacionados a prototipagem. Com acesso a tecnologias de impressão 3D espera-se promover o avanço no estudo de ciências (especialmente na área de Física), possibilitando maior interesse, aprendizagem significativa e motivação do estudante, além de possibilitar gestão de novos projetos por parte dos estudantes, aplicando a impressão 3D em outras disciplinas, a interação entre escolas da região para difusão de conhecimento e utilização da infraestrutura bem como ampliar o ingresso de estudantes em cursos de engenharia e tecnologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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