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Avaliação de uma nova abordagem para o uso de gibi validado para orientação sobre condutas imediatas em casos de lesões dentárias traumáticas

Processo: 24/20703-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2027
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Flávia Martão Flório
Beneficiário:Flávia Martão Flório
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conhecimento  Educação em odontologia  Educação em saúde  História em quadrinhos  Traumatismos dentários  Saúde pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento | Educação em Odontologia | educação em saúde | história em quadrinhos | Traumatismos Dentários | Saúde Coletiva

Resumo

pública, com potencial impacto sobre a oclusão, fonética e estética, sendo especialmente prevalentes na infância. Este projeto tem como objetivo avaliar o impacto de diferentes formas de veiculação de um material educativo validado sobre condutas imediatas frente a LDT, direcionado a professores da rede municipal de ensino de Porto Nacional - TO. Trata-se de um estudo experimental, analítico e quantitativo, que compara duas estratégias educativas: distribuição do gibi impresso "Dentitos: aprender brincando sobre saúde - traumatismo dentário" e afixação de cartaz com resumo das condutas e QR Code para acesso ao gibi em formato digital. A amostra será composta por professores de ensino fundamental de seis escolas públicas municipais da zona urbana, que atendem ao critério de possuir mais de 200 alunos matriculados. As escolas serão alocadas aleatoriamente em dois grupos: G1 (gibi impresso) e G2 (cartaz com QR Code). Todos os participantes responderão a um questionário validado em três momentos: linha de base, após 15 dias e após 3 meses da intervenção, permitindo avaliar aquisição e retenção do conhecimento. O acesso ao material digital será monitorado via Google Analytics, permitindo mensurar o engajamento dos professores com os recursos online. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, com uso de testes apropriados às características das variáveis. Espera-se que o cartaz proporcione uma forma ágil de veiculação das informações essenciais e incentive o acesso ao conteúdo completo. Os resultados visam subsidiar políticas públicas e estratégias educativas de baixo custo, com potencial de replicação em diferentes contextos. Também se prevê a disseminação nacional e internacional dos achados, com potencial para ampliar a visibilidade científica da proposta e fomentar futuras colaborações acadêmicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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