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Formação Continuada em Grupos Colaborativos: Investigando o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Ciências da Natureza

Processo: 24/22915-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2027
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Luciane Fernandes de Goes Bazetti
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes Bazetti
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Cláudia Kasseboehmer
Assunto(s):Educação continuada  Formação de professores  Ensino de química 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento docente | conhecimento pedagógico do conteúdo | formação continuada | formação de professores | Grupos Colaborativos | Química | Ensino de Química

Resumo

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) é um importante componente na base de conhecimento docente, integrando diferentes domínios relacionados ao ensino. Pesquisas apontam que o desenvolvimento do PCK requer a análise das relações entre seus componentes, sendo um resultado da integração e reflexão do professor na ação e sobre a ação. Este projeto de pesquisa adota o modelo proposto por Park e Oliver, que define o PCK a partir de cinco componentes: (i) orientações para o ensino de Ciências, (ii) conhecimento sobre estratégias instrucionais, (iii) conhecimento sobre a compreensão dos alunos, (iv) conhecimento sobre avaliação da aprendizagem e (v) conhecimento sobre o currículo de Ciências. O objetivo deste projeto é investigar e analisar o desenvolvimento do PCK de professores de Ciências da Natureza, especialmente os de Química, da rede pública estadual, em São Carlos e cidades vizinhas, como Itirapina e Ibaté. Para isso, será utilizado o grupo colaborativo EducAção, já consolidado, que, por meio de suas abordagens participativas e reflexivas, servirá como espaço para a proposição de momentos formativos que visem propiciar o desenvolvimento do PCK dos professores participantes. Os dados serão construídos por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, observações de aulas e materiais produzidos pelos professores. As observações e as entrevistas semiestruturadas serão registradas em áudio e/ou vídeo. Para a análise de dados, utilizar-se-á uma análise temática qualitativa com base nos cinco componentes do PCK propostos por Park e Oliver. A integração entre os componentes do PCK será feita seguindo a metodologia de mapas de PCK. Espera-se que o projeto fomente a criação de comunidades de prática entre os professores, fortalecendo o trabalho colaborativo e contribuindo empiricamente para o campo de pesquisa sobre o PCK. Além disso, os resultados devem subsidiar a formação continuada de professores, a orientação de práticas pedagógicas nas disciplinas de graduação e pós-graduação e a elaboração de projetos de extensão universitária. Assim, a pesquisa pretende contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e para a redução das desigualdades educacionais, promovendo o avanço do conhecimento na área. (AU)

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