Busca avançada
Ano de início
Entree

"Estudos sobre a influência dos ambientes informais de aprendizagem na formação de crianças, jogadores, ex-jogadores e treinadores de futebol brasileiros e portugueses"

Processo: 24/23884-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2028
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alcides José Scaglia
Beneficiário:Alcides José Scaglia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Fenomenologia  Futebol  Pedagogia do esporte 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fenomenologia | Futebol | Pedagogia do Esporte

Resumo

Resumo: Temos estudos que evidenciam o fato de os ambientes informais de aprendizagem influenciarem decisivamente a maneira com que os jogadores brasileiros jogam. Os jogos/brincadeiras de bola com os pés possibilitam a satisfação dos desejos construídos na objetividade do mundo, forjando, neste local, sua maneira de jogar pela experiência. De tal forma, propõe-se um olhar à experiência de jogar que compreenda sua situação, sua forma de solucionar os problemas, pensando, para isso, os lugares - os jogos - que por eles foram habitados. Para isso, a partir de um estudo teórico e quatro estudos de campo pautados pelo rigor da pesquisa fenomenológica, em que se vislumbra despir-se a priori de conceitos para realizar uma conversa com 5 jogadores, 5 ex-jogadores de futebol e 5 treinadores, tanto no Brasil quanto em Portugal, em decorrência de suas diferentes culturas lúdicas, além de um estudo fenomenológico-observacional de pequenas sociedades lúdicas em que crianças em ambientes informais de aprendizagem, imersos na cultura lúdica contemporânea, jogam futebol (ou melhor, jogos de bola com os pés). Esse conjunto de estudos, que apresentam uma intencional trama empírico-epistemológica, mostra-se fundamental para se entender os modos, seus lugares (com suas situacionalidades), seus espaços ontológicos, seus tempos (construções culturais), suas afecções potenciais, seus jogos, e tudo mais envolto na experiência fenomênica, que foram capazes de afetar o jogador e formular indeléveis sentidos em sua maneira de jogar e pensar o jogo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)