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Divulgação das pesquisas científicas como fonte de contextualização e estímulo para o aprendizado de conceitos na educação básica

Processo: 25/13653-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2026
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Ana Cláudia Kasseboehmer
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05934-0 - EducAção: grupo de desenvolvimento profissional como estratégia para melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, AP.EP
Assunto(s):Divulgação científica  Ensino de ciências 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contextualização | Divulgação Científica | ensino de ciencias | Popularização da ciência | Química | Recursos Didáticos | Divulgação Científica

Resumo

Este projeto tem como objetivo desenvolver novos recursos didáticos, em destaque o jogo escape room e uma maquete interativa para o ensino sobre pesquisas científicas e sobre sustentabilidade. O foco desses recursos didáticos serão divulgar as pesquisas científicas sobre sustentabilidade desenvolvidas nas universidades públicas. O escape room é um jogo de enigmas que já vem sendo utilizado como recurso didático na educação básica. A maquete interativa é um aparato que permite a realização de experimentos apenas pressionando-se um botão, ou seja, evitando o contato direto do participante com reagentes químicos, cuja patente foi solicitada. Ambas as produções considerarão elementos de interatividade e de inclusão como estratégia para ensinar o conteúdo de sustentabilidade do currículo da educação básica. As produções serão aplicadas nas escolas participantes do Grupo EducAção, um grupo de desenvolvimento profissional de professores da educação básica previsto no projeto ao qual este plano está vinculado. Os bolsistas também avaliarão a contribuição dos recursos didáticos para a aprendizagem de conceitos científicos e das pesquisas sobre sustentabilidade utilizando-se Gaston Bachelard como referencial teórico, a partir de instrumentos de coleta de dados já produzidos e publicados na literatura. Espera-se que os bolsistas de Iniciação Científica aprendam a desenvolver pesquisas em Educação e contribuam para a melhoria do ensino de Ciências na educação básica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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