Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação do teste de PlGF para avaliação de pré-eclâmpsia sobreposta em gestantes com hipertensão arterial crônica: Ensaio Clínico Randomizado. Estudo BIPES (BIomarcador na Pré-eclâmpsia Sobreposta)

Processo: 25/10068-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2027
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Maria Laura Costa do Nascimento
Beneficiário:Maria Laura Costa do Nascimento
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Guilherme de Moraes Nobrega ; José Paulo de Siqueira Guida
Assunto(s):Biomarcadores  Gravidez  Hipertensão  Pré-eclâmpsia  Obstetrícia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcador | gestação | hipertensão arterial | PlGF | Pré-eclâmpsia | Obstetrícia

Resumo

Resumo: A hipertensão arterial crônica (HAC) na gestação está associada a desfechos adversos, como pré-eclâmpsia sobreposta (PES). Na Universidade Estadual de Campinas, estudos demonstraram que a PES complica aproximadamente 40% dos casos de HAC, levando a uma alta taxa de parto pré-termo terapêutico (42%). A distinção entre piora da HAC e PES é desafiadora, exigindo vigilância rigorosa. O biomarcador PlGF, um fator pró-angiogênico placentário, já demonstrou utilidade diagnóstica na pré-eclâmpsia, podendo auxiliar no manejo clínico. Objetivo: Comparar os desfechos maternos e perinatais, tempo de internação, número de retornos ambulatoriais, necessidade de exames seriados e custos hospitalares em casos suspeitos de PES, com e sem o uso do teste rápido de PlGF (Quidel-Triage) no manejo de gestantes com HAC. Método e Análise de Dados: Ensaio Clínico Randomizado (ECR- registro plataforma REBEC # RBR-2zx5y9r e CAEE #77909823.0.000.5404) incluindo 140 gestantes com HAC e suspeita de PES (70 por grupo; considerando redução de prematuridade para 20%). Critérios de exclusão: formas graves da doença (HELLP, eclâmpsia, iminência de eclâmpsia). No grupo intervenção, o teste rápido PlGF será disponibilizado para a equipe assistencial em 30 minutos e poderá auxiliar na orientação da conduta: PlGF ¿100 pg/ml permitirá alta com seguimento ambulatorial, enquanto PlGF <100 pg/ml indicará provável PES, com internação ou vigilância precoce. Os grupos serão comparados quanto a características sociodemográficas, antecedentes clínicos e desfechos maternos e perinatais. Variáveis contínuas serão expressas como médias e desvios padrão ou medianas e intervalos interquartis, e variáveis categóricas como frequências e proporções. A análise de Kaplan-Meier será utilizada para avaliar o prolongamento da gestação no grupo intervenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)