Busca avançada
Ano de início
Entree

O complexo granitico cunhaporanga (parana): estudo geologico e geoquimico de intrusoes caracteristicas e comparacao com unidades equivalentes em sao paulo.

Processo: 96/00783-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1996
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Horstpeter Herberto Gustavo José Ulbrich
Beneficiário:Horstpeter Herberto Gustavo José Ulbrich
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rochas graníticas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Batolitos Calcio Alcalinos | Geoquimica De Granitos | Geoquimica Isotopica Granitos | Rochas Graniticas

Resumo

Os batólitos cálcios-alcalinos, pouco estudados em décadas anteriores, são reconhecidos como uma das unidades fundamentais com as quais são construídas as crostas continentais, principalmente em áreas modernas de margens ativas (zonas de subducção). Nesses ambientes geotectônicos aparecem em proporções significativas, por vezes ocupando mais de 30% da área total. São também encontrados em regiões do embasamento cristalino, formando parte de bordas e interiores de cratons e cinturões móveis estabilizados durante o Arqueano e o Proterozóico, constituindo nesses casos uma das testemunhas mais utilizadas x pelos pesquisadores modernos para sugerir a presença de antigas margens ativas, hoje desativadas e erodidas. Nos embasamentos dos Estados de Paraná e São Paulo, aparecem esses batólitos como feições alongadas marcantes, ocupando cada um deles, por vezes, alguns milhares de km2. Em geral, foram ainda pouco estudados, em parte pela feita de mapeamentos sistemáticos. Os dados conhecidos apontam para uma grande complexidade geológico-estratigráfica, com. participação significativa de rochas intrusivas granitóides e metamórficas de vários tipos, caracteristicamente formando, estas últimas, as suas rochas encaixantes. Entre as unidades de maior realce no Estado de Paraná, destaca-se o "Complexo" Cunhaporanga, anteriormente conhecido como "batólito", do qual só existem, na literatura, descrições muito preliminares ou incompletas. Recentemente, foram realizados mapeamentos faciológicos preliminares na sua porção centro-ocidental, na região de Joaquim Murtinho, e os objetivos do presente plano de pesquisa é estender esses mapeamentos para áreas adicionais, principalmente à N e NE, e mais para S, tentando assim caracterizar geologia, estrutura, estratigrafia e variações petrográficas, com estudos adicionais de laboratório para definir modas, geoquímica de rochas, quimismo mineral, idades e feições isotópicas. Este projeto, centrado no Complexo citado, será acompanhado de outros de cunho comparativo, com a realização de alguns perfis pelos "batólitos" alongados cálcios-alcalinos Três Córregos e Agudos Grandes, do Estado de São Paulo, tidos como estruturas possivelmente correlacionadas entre si e com o Complexo Cunhaporanga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)