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Desenvolvimento discente e identidade profissional: os sistemas de conceitos como mediadores do aprendizado

Processo: 96/05784-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1997 - 30 de abril de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Cilene Aparecida Costardi Ide
Beneficiário:Cilene Aparecida Costardi Ide
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Identidade profissional  Processos cognitivos 

Resumo

O projeto tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento dos processos de elaboração de conceitos e a expressão de ações discentes inerentes à profissionalização. A partir de 1995, os alunos da Escola de Enfermagem da USP que se dispuser a participar do estudo serão seqüencialmente A, acompanhados no decorrer dos semestres letivos profissionalizantes. A análise de conteúdo dos depoimentos relativos às questões norteadoras será utilizada enquanto método de apreensão das representações cognitivas acerca dos conceitos "Enfermagem" e "Enfermagem e contexto". Dessa reconstrução racional da identidade profissional, expressa através de sistemas de conceitos, deverá emergir manifestações pessoais de atividades, conformando novos hábitos de cuidar e de interagir com o contexto, a serem apreendidos através de esquemas de observação sistematizada. Os resultados a serem obtidos, além de caracterizarem a generalidade e a particularidade de processos abstratos do desenvolvimento discente, poderão, ainda, subsidiar novas formas de avaliação do processo ensino-aprendizagem. (AU)