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Polpas de frutas: producao e mercado.

Processo: 96/07742-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:Wilson Leite Do Canto
Beneficiário:Wilson Leite Do Canto
Instituição Sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Exportação  Mercado interno  Frutas  Comércio internacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exportacao | Frutas | Mercado De Polpas | Mercado Externo | Mercado Interno | Polpas

Resumo

Efetuar-se-á um diagnóstico do mercado agroindustrial dos seguintes produtos: polpas e sucos não cítricos congelados, pasteurizados, esterilizados, bem como frutas congeladas inteiras e em pedaços. As matérias-primas a serem consideradas são morango, acerola, uva, abacaxi, maracujá, caju, manga e goiaba. A abrangência geográfica do estudo das empresas processadoras cobre os Estados de São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os segmentos do mercado interno a serem enfocados, são o varejista, o atacadista, o industrial e o institucional. Dar-se-á ênfase ao mercado paulista em razão do seu grande porte. Dado a escassa disponibilidade de dados atualizados e séries de dados sobre esse setor agroindustrial, o trabalho basear-se-á, em sua maior parte, nos resultados dos levantamentos de campo a serem efetuados junto a 68 empresas, instituições e consultores operando em 14 diferentes setores. Realizar-se-ão entrevistas, "in loco", com auxílio de questionários previamente elaborados para cada um dos setores a serem levantados, A seleção dos entrevistados será feita pelo método de amostragem qualitativa intencional, procurando-se, assim, escolher os "experts" atuantes em cada setor. Os principais mercados externos a serem enfocados são os Estados Unidos, Japão e Europa. Tomar-se-á como base dessa fase da pesquisa dados secundários a serem obtidos em publicações específicas, fontes especializadas nacionais e estrangeiras como Internet, USDA, Trade-Points, etc. Os principais produtos a serem estudados nos mercados externos são as polpas e sucos tropicais de abacaxi, maracujá, manga e banana. (AU)

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