Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos cinéticos de análise usando reações luminescentes com aplicação de cinetometria para tratamento de dados

Processo: 96/09175-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1997 - 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Adriana Vitorino Rossi
Beneficiário:Adriana Vitorino Rossi
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Luminescência 

Resumo

Pretende-se desenvolver métodos cinéticos de análise com medidas de luminescência, a partir da reação de oxidação de luminol (5-amino-2,3-dihidro-1,4-ftalazinadiona), que permite a determinação de várias espécies. A parte experimental envolve medidas espectrofotométricas para monitoramento cinético. Inicialmente, serão estudados sistemas com uma espécie de interesse e, na seqüência, serão estudadas misturas, para o estabelecimento de metodologia de determinação simultânea. Serão obtidas medidas experimentais multivariadas visando à utilização de métodos estatísticos e matemáticos computacionais para o tratamento quimiométrico dos dados, sendo, portanto.uma aplicação da CINETOMETRIA. Visa-se, desta forma, baixar limites de detecção, melhorar a reprodutibilidade de análise promover a automação de algumas etapas do procedimento prático, com a possibilidade de estabelecimento de análises de misturas sem etapas prévias de separação física da amostra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ERNESTO CORREA FERREIRA; ADRIANA VITORINO ROSSI. A quimiluminescência como ferramenta analítica: do mecanismo a aplicações da reação do luminol em métodos cinéticos de análise. Química Nova, v. 25, n. 6a, p. -, Nov. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.