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Política curricular no Brasil: inovação, qualidade e perspectivas do ensino fundamental (1980 - 1997)

Processo: 97/11121-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Beneficiário:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental  Currículo de ensino fundamental  Política educacional  Qualidade da educação  Ensino público 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Historia Do Curriculo | Inovacao Educacional | Politica Curricular | Qualidade Do Ensino Publico

Resumo

Este projeto de pesquisa compreende uma investigação histórica sobre as medidas curriculares para o ensino elementar (1ª a 4ª séries do ensino fundamental) implementadas pelos poderes públicos em nível federal e estadual nas duas últimas décadas. Busca realizar uma análise aprofundada das iniciativas, reformas, programas e estratégias de ordenação, controle e regulação do currículo que esteve no cerne de políticas voltadas para a melhoria do ensino fundamental currículo prescrito, combinado com a análise dos processos de realização desse currículo, isto é, o exame do contexto da prática, a forma pela qual o projeto cultural expresso no currículo prescrito converte-se em cultura real para professores e alunos currículo interativo. Dessa forma, o estudo incide sobre as ações implementadas no âmbito federal e pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. (AU)

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