Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de anticorpos para a alça V3 do envelope do vírus da imunodeficiência humana tipo (HIV-1)

Processo: 97/11502-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 1998 - 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Alberto José da Silva Duarte
Beneficiário:Alberto José da Silva Duarte
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):98/04953-0 - Avaliação de anticorpos para V3 do envelope do vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1), BP.TT
98/00261-7 - Avaliação de anticorpos para a alça V3 do envelope do vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1), BP.TT
Assunto(s):Imunidade celular  Imunidade humoral  HIV-1 

Resumo

Existe um crescente numero de casos de AIDS no Brasil. O estado de São Paulo participa com 60% dos casos de AIDS notificados no país nos últimos 16 anos de epidemia. A organização mundial da saúde institui o Brasil como um dos centros para o desenvolvimento de uma vacina anti-HIV. Um dos grandes impedimentos do desenvolvimento de vacina é a grande variabilidade genética do HIV-1. Devido a essa diversidade, o HIV-1 está dividido em 10 diferentes subtipos geneticamente distintos. Assim, este projeto tem como objetivo a implementação de técnicas como ELISA para detectar e permitir o monitoramento dos subtipos na cidade de São Paulo. Técnicas que sejam de baixo custo e que possam ser utilizadas em estudos no país (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
S. KOMNINAKIS; L. FUKUMORI; R. ALCALDE; M. CORTINA; L. ABDALA; A. BRITO; S. SANABANI; A.J.S. DUARTE; J. CASSEB. Techniques used to identify the Brazilian variant of HIV-1 subtype B. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 40, n. 3, p. 301-304, Mar. 2007.
JORGE CASSEB; PATRICIA MONTANHEIRO; SHIRLEY KOMNINAKIS; ADRIANA BRITO; ALBERTO JS DUARTE. Human immunodeficiency virus type 1 Brazilian subtype B variant showed an increasing avidity of the anti-V3 antibodies over time compared to the subtype B US/European strain in São Paulo, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 99, n. 1, p. 69-71, Fev. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.