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Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola

Processo: 94/03492-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1995
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Maria Aracy de Pádua Lopes da Silva
Beneficiário:Maria Aracy de Pádua Lopes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):98/09100-6 - Saude e povos indigenas em sao paulo: uma perspectiva critica., BP.PD
Assunto(s):Antropologia cultural e social  Política indigenista  Educação indígena  Socialização  Escolas  Índios 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Indigena | Escola Indigena | Imagem Do Indio | Legislacao Indigenista | Livros Didaticos | Socializacao

Resumo

Pesquisa interdisciplinar e interinstitucional cujo objetivo central é a busca de caminhos para uma educação para a diversidade sócio-cultural. Para alcançá-los, articula as perspectivas da Antropologia e da história sobre a educação e toma, por referência empírica e teórica, o diálogo intercultural entre índios e não índios no Brasil, destacando a escola como espaço privilegiado para a criação de novas formas de convívio e reflexão neste campo. Congrega 19 subprojetos sobre socialização e processos de transmissão do saber em sociedades indígenas; sobre o impacto da introdução de escrita e da escola; as relações históricas entre o Estado e as sociedades indígenas no campo da educação.(AU)

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