Processo: | 94/03492-9 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Temático |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 1995 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2000 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Antropologia |
Pesquisador responsável: | Maria Aracy de Pádua Lopes da Silva |
Beneficiário: | Maria Aracy de Pádua Lopes da Silva |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 98/09100-6 - Saude e povos indigenas em sao paulo: uma perspectiva critica., BP.PD |
Assunto(s): | Antropologia cultural e social Política indigenista Educação indígena Socialização Escolas Índios |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Educacao Indigena | Escola Indigena | Imagem Do Indio | Legislacao Indigenista | Livros Didaticos | Socializacao |
Resumo
Pesquisa interdisciplinar e interinstitucional cujo objetivo central é a busca de caminhos para uma educação para a diversidade sócio-cultural. Para alcançá-los, articula as perspectivas da Antropologia e da história sobre a educação e toma, por referência empírica e teórica, o diálogo intercultural entre índios e não índios no Brasil, destacando a escola como espaço privilegiado para a criação de novas formas de convívio e reflexão neste campo. Congrega 19 subprojetos sobre socialização e processos de transmissão do saber em sociedades indígenas; sobre o impacto da introdução de escrita e da escola; as relações históricas entre o Estado e as sociedades indígenas no campo da educação.(AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |