Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação global da resposta metabólica ao trauma e à sepse

Processo: 99/07266-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Anibal Basile Filho
Beneficiário:Anibal Basile Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia intensiva  Consumo de oxigênio  Isótopos estáveis  Sepse 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo De Oxigenio | Isotopos Estaveis | Metabiologia | Sepse | Terapia Intensiva | Trauma

Resumo

O objetivo do estudo é investigar as alterações temporais (08 horas) metabólicas no trauma e na sepse. A razão disso é a inexistência de informações consistentes sobre essas alterações, nos pacientes críticos do nosso meio. Assim sendo, pela falta de um padrão nacional de referência, a primeira fase do projeto será constituída por validações de técnicas, como por exemplo, a comparação do consumo de oxigênio determinado pelo método de Fick e pela calorimetria indireta, além do conhecimento da fração de recuperação do 13CO2 no ar expirado, utilizado no cálculo da oxidação da leucina e nos cálculos da cinética protéica global desses pacientes. Além disso, é de grande interesse avaliar-se as implicações prognósticas do amento de mediadores, do lactato e do grau de perfusão esplâncnica, nos grupos de pacientes com gravidades diferentes, estratificados pelo APACHE II e/ou Graduação da Sepse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA‚ J.M.; MARTINS‚ M.A.; CAMPOS‚ A.D.; BASILE-FILHO‚ A.. Análise comparativa entre os pesos corpóreos estimados e os medidos obtidos de pacientes em estado crítico. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 17, n. 4, p. 238-45, . (99/07266-7)
BASILE-FILHO‚ A.; MARTINS‚ MA; BASTISTON‚ MT; VINHA‚ PP. Gasto energético em pacientes sépticos: correlação entre a calorimetria indireta e as equações preditivas derivadas a partir de dados hemodinâmicos. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 15, n. 3, p. 101-7, . (99/07266-7)
COLETTO‚ F.A.; MARSON‚ F.; CAMPOS‚ A.D.; MARCHINI‚ J.S.; BASILE-FILHO‚ A.. Análise comparativa do gasto energético entre as equações de Harris-Benedict e de Long ea calorimetria indireta em pacientes sépticos. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 15, n. 3, p. 93-100, . (99/07266-7)
FLÁVIO MARSON; MARIA AUXILIADORA MARTINS; FRANCISCO ANTONIO COLETTO; ANTONIO DORIVAL CAMPOS; ANIBAL BASILE-FILHO. Correlação entre o consumo de oxigênio obtido pelo método de Fick e pela calorimetria indireta no paciente grave. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 82, n. 1, p. 72-76, . (99/07266-7)