Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de dinâmica não-linear aplicados ao projeto e análise de sistemas de ancoragem

Resumo

Este projeto pretende consolidar e desenvolver capacitação teórica e prática na análise e projeto do comportamento dinâmico de sistemas flutuantes de produção de petróleo sob a ação de agentes ambientais marinhos: ondas, ventos e correntezas. O projeto abrange a definição de modelos matemáticos de vários graus de liberdade para a simulação numérica do movimento do sistema, incluindo, além da dinâmica de corpo rígido e reações hidrodinâmicas, ação de ondas, ventos, correntezas e amarração. Diversos modelos deverão ser empregados, variando em grau de complexidade e número de parâmetros. O projeto inclui a investigação numérica destes modelos, com o emprego de métodos geométricos da dinâmica não-linear. A partir de resultados qualitativos (sobre a natureza da resposta) e quantitativos (sobre parâmetros de medida da resposta), a pesquisa pretende traçar conclusões sobre o projeto destes sistemas. Ao longo do projeto, os métodos numéricos empregados deverão ser incorporados a programas de computador com interfaces gráficas de entrada e saída e documentação adequada, visando assim na sua reutilização e aperfeiçoamento em futuras pesquisas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Los retos en aguas profundas 
Desafios em águas profundas 
Desafios em águas profundas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GROTTA RAGAZZO‚ C.; TANNURI‚ EA. On the dynamics of turret systems in deep water. APPLIED OCEAN RESEARCH, v. 25, n. 1, p. 37-51, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.