Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da imunidade especifica para o virus da imunodeficiencia adquirida tipo 1 (hiv-i) em individuos expostos e nao infectados (pares discordantes).

Processo: 01/02653-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Reinaldo Salomão
Beneficiário:Reinaldo Salomão
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunidade humoral  Imunidade celular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunidade Celular | Imunidade Humoral

Resumo

A transmissão sexual do HIV representa um evento biológico complexo e sua eficiência depende da efetividade do caso índice e da suscetibilidade do hospedeiro exposto. Existem indivíduos que são repetidamente expostos e não se infectam pelo HIV. Demonstrou-se resposta imune Específica, avaliada pela indução de citosinas e por atividade T citotóxica, em profissionais da área de saúde expostos acidentalmente ao HIV e não infectados e em profissionais do sexo e indivíduos soronegativos parceiros de portadores do HIV (casais discordantes). Neste estudo pretendemos avaliar a resposta imune celular, através de ELISPOT para detecção de indução Específica de IFN-gama, e, a resposta humoral, através da indução in vitro de anticorpos anti-HIV, em indivíduos soronegativos parceiros de soropositivos. Serão utilizados pools de peptídeos do HIV-1 para indução HIV-específica de IFN-gama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)