Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um método de Preparação de Conjuntos eletrodo-membrana-eletrodo para cleulas e combustível a membrana trocadora de prótons (PEMFC)

Processo: 01/08116-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2002 - 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Marcelo Linardi
Beneficiário:Marcelo Linardi
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metanol  Células de combustível  Eletrocatálise  Hidrogênio  Energia  Eletroquímica 

Resumo

O tema Células a Combustível tem-se tornado alvo de interesse nos principais centros de pesquisa de todos os países industrializados. Este novo "energético" representa uma fonte limpa de energia, do ponto de vista ambiental, tanto para fins estacionários como móveis. Este projeto visa o desenvolvimento de eletrodos de difusão gasosa e de um método de preparação de conjuntos eletrodo-membrana-eletrodo para células a combustível a membrana trocadora de prótons (PEMFC). Neste contexto, deve-se estudar a síntese de diferentes eletrodos, com diferentes morfologias, por diferentes métodos. A atividade catalítica depende da superfície específica e da estrutura das partículas do eletrocatalisador. A otimização do método é parte dos objetivos deste projeto. (AU)