Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da eficacia da dexametasona na evolucao do quadro local decorrente de envenenamento por serpentes do genero bothrops e nas reacoes adversas ao antiveneno especifico.

Processo: 01/14426-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Francisco Oscar de Siqueira Franca
Beneficiário:Francisco Oscar de Siqueira Franca
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipersensibilidade  Glucocorticoides  Inflamação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente Botropico | Antiveneno | Experimento Clinico | Glicocorticoide | Hipersensibilidade | Inflamacao

Resumo

Será realizada avaliação da atividade anti-inflamatória da dexametasona nos acidentes botrópicos atendidos no Hospital Vital Brazil do Instituto Butantã. Também será avaliado a eventual eficácia desta droga na prevenção das reações de hipersensibilidade imediata provocada por soro heterólogo. Será um ensaio clínico cego, randomizado e controlado por placebo nos pacientes com diagnóstico de acidente botrópico, e submetidos à soroterapia. A eficácia da dexametasona será medida através de sinais clínicos, como o edema e complicações locais, e exames laboratoriais onde serão avaliados parâmetros de coagulação sangüínea e atividade inflamatória pré e pós tratamento. Em relação à possível eficácia "protetora" do corticóide na freqüência das reações de hipersensibilidade imediata será realizada avaliação clínica durante e após a infusão da soroterapia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)