Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da cromatografia líquida da alta eficiência na análise da variação sazonal das lactonas sesquiterpênicas presentes em Artemisia annua L.

Processo: 02/03004-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Mary Ann Foglio
Beneficiário:Mary Ann Foglio
Instituição Sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):02/12849-6 - Aplicação da cromatografia líquida de alta eficiência na análise da variação sazonal das lactonas sesquiterpênicas presentes em Artemisia annua L., BP.TT
Assunto(s):Controle de medicamentos e entorpecentes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiulcera | Artemisia Annua L | Artemisina

Resumo

A Artemisia annua L. (Asteracea) é originária de regiões de clima temperado da Ásia e é utilizada pela medicina tradicional chinesa há vários séculos no tratamento da malária. O princípio ativo responsável por esta atividade é a artemisinina, lactona sesquiterpênica com um grupo endoperóxido. Estudos integrados demonstraram que a planta pode ser totalmente aproveitada. Os resíduos de extração da artemisinina apresentaram atividade antiulcerogênica quando testados em ratos, utilizando modelos de úlcera induzidos por indometacina. A partir dessa fração, foram isolados os compostos dihidroepideoxiartenuina b e deoxiartemisinina, que demonstraram ser responsáveis por esta atividade. Anteriormente foi realizado estudo sazonal da planta, através do qual determinou-se que os maiores teores de óleo essencial eram alcançados na época de inflorescências, enquanto que a produção de artemisinina tinha relação inversa. Este trabalho visa desenvolver metodologia analítica utilizando-se a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) com detector de índice de refração nas análises dos extratos de Artemisia annua L., possibilitando avaliar a variação sazonal da concentração de artemisinina (antimalárico) em relação às outras duas lactonas sesquiterpênicas com atividade antiulcerogênica, visando estabelecer a relação biossintética existente. Estes dados permitirão determinar parâmetros na seleção às Artemisia annua, cultivada no CPQBA para otimização da produção de artemisinina e dos metabolites com atividade antiulcerogênica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA MARIA DOS SANTOS CELEGHINI; ILZA MARIA DE OLIVEIRA SOUSA; ANA PAULA DA SILVA; RODNEY ALEXANDRE FERREIRA RODRIGUES; MARY ANN FOGLIO. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica por CLAE-IR para determinação de artemisinina em Artemisia annua L. Química Nova, v. 32, n. 4, p. 875-878, . (02/03004-2, 01/09660-6)