Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da porcentagem de plaquetas reticuladas, atraves de citometria de fluxo, para avaliacao da trombopoese e diagnostico diferencial das trombocitopenias.

Processo: 02/06074-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dayse Maria Lourenco
Beneficiário:Dayse Maria Lourenco
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trombocitopenia  Citometria de fluxo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citometria De Fluxo | Plaquetas Reticuladas | Purpura Imunologica | Trombocitopenia

Resumo

A determinação da porcentagem de plaquetas reticuladas (PR) é uma medida indireta do turnover plaquetário e auxilia no diagnóstico diferencial das trombocitopenias, na investigação do mecanismo de doenças em que ocorre ativação e consumo de plaquetas, além de seu ruma forma de monitorar a recuperação da medula óssea após transplante ou após quimioterapia. As PR são células jovens e ainda contêm RNA, que é marcado pelo fluorocromo thiazole orange (TO), permitindo sua contagem através de citometria de fluxo. A metodologia precisa ser padronizada em cada laboratório, pois a literatura mostra grande variação na contagem de PR mesmo em indivíduos normais. O projeto pretende padronizar a metodologia para contagem de PR em sangue total e plasma rico em plaquetas, determinar os valores de referência da contagem de PR em indivíduos normais e seus valores em pacientes com trombocitopenia causada por insuficiência medular ou por destruição periférica em diferentes situações clínicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)