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A identificação de competências na formação do enfermeiro na perspectiva de mudança do modelo de assistência à saúde

Processo: 02/06610-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Emiko Yoshikawa Egry
Beneficiário:Emiko Yoshikawa Egry
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Competência profissional  Educação em enfermagem  Currículo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competencias | Formacao Do Enfermeiro | Modelos Assistenciais

Resumo

O presente estudo se propõe a investigar um padrão de competências técnicas, éticas, sociais e políticas, que habilitem o enfermeiro para o desenvolvimento eficaz das suas atividades, considerando o atual quadro político da saúde, que configura a mudança de modelo assistencial. Adota como referencial teórico, autores como Edgar Morin, Moacir Gadotti e Philippe Perrenoud, estudiosos preocupados em contribuir na formação de profissionais para o futuro. O referencial filosófico-metodológico que fundamenta esse trabalho baseia-se no Materialismo Histórico-Dialético - MHD. O campo empírico proposto para realização desse estudo é conformado por escolas públicas de graduação em enfermagem, que possuem no seu currículo o estágio supervisionado nos últimos semestres do curso. Serão realizados grupos focais, como instrumento de coleta de dados primários, envolvendo os atores sociais do processo de formação do enfermeiro: alunos, docentes e enfermeiros de serviços de saúde que recebem os graduandos no estágio supervisionado. (AU)

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