Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos ecotoxicologicos com cianobacterias e sua aplicacao em processos de remocao de toxinas algais em agua de abastecimento.

Processo: 02/08341-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2002 - 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Odete Rocha
Beneficiário:Odete Rocha
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Organismos aquáticos  Tratamento de água  Mamíferos  Cianobactérias  Testes de toxicidade 

Resumo

O florescimento algal em um corpo d'água pode provocar alguns efeitos diretos na qualidade da água como: aumento do teor de matéria orgânica; substâncias orgânicas que podem causar sabor e odor à água; alteração do teor de oxigênio dissolvido, além da liberação de toxinas na água, entre outros efeitos indesejáveis. No Brasil, a existência de condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento de florações de cianobactérias durante o ano todo, as recentes intoxicações e mortes humanas por cianobactérias e os sérios riscos à saúde humana e ambiental associados aos subprodutos algais, evidenciam a relevância do tema e revelam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre as cianobactérias e suas toxinas. O DEBE-UFSCar em parceria com o SHS-USP estão propondo o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares na linha de Ecotoxicologia e em Tecnologias de Tratamento de Águas para Consumo Humano englobando as cianobactérias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EMÍLIA KIYOMI KURODA; ALESSANDRO MINILLO; ODETE ROCHA; EDSON RODRIGUES FILHO; LUIZ DI BERNARDO. Avaliação da toxicidade aguda de uma cepa de Microcystis spp. por meio de testes com camundongos. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 12, n. 1, p. 24-31, Mar. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.