Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao dos auto-antigenos ss-a/ro ( polipeptideos 52kda e 60kda ) e ss-b/la ( polipeptideo 48kda) e de seus rnas mensageiros em glandulas salivares menores de pacientes c/ sindrome de sjogren.

Processo: 02/12898-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Coelho Andrade
Beneficiário:Luiz Eduardo Coelho Andrade
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome de Sjögren 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Sindrome De Sjogren | Ss-A/Ro | Ss-B/La

Resumo

A Síndrome de Sjögren (SSj) é uma doença inflamatória crônica com manifestações primárias nas glândulas salivares e lacrimais caracterizadas por secura oral (xerostomia) e ocular (xeroftalmia), decorrentes de destruição inflamatória dessas glândulas exócrinas. A SSj é considerada uma enfermidade auto-imune e caracteriza-se pela presença de auto-anticorpos para os antígenos SS-A/Ro e SS-B/La. Não se sabe porque as proteínas intracelulares SS-A/Ro e SS-B/La tornam-se alvos para a resposta auto-imune na SSj. Como a glândula salivar é um dos principais e mais constantes alvos do processo inflamatório nessa doença, cabe investigar a hipótese de que a expressão dos seus auto-antígenos preferenciais esteja alterada nessas glândulas. Desta maneira, será analisada de forma semiquantitativa a imuno-expressão dos antígenos SS-A/Ro e SS-B/La e dos seus respectivos mRNAs em glândulas salivares menores de pacientes com síndrome de Sjögren. O material utilizado neste estudo será selecionado de pacientes encaminhados ao Departamento de Estomatologia do Hospital São Paulo para a realização de biópsia de glândulas salivares menores. Os pacientes serão classificados de acordo com o Critério Europeu para diagnóstico da Síndrome de Sjögren. A expressão dos auto-antígenos será estudada através de técnicas imuno-histoquímicas utilizando polímero marcado com peroxidase (Envision/HRP) e anticorpos monoclonais contra as proteínas SS-A/Ro e SS-B/La. A expressão do ImRNA será analisada através de RT-PCR. Os resultados das intensidades de expressão serão comparados entre os pacientes com SSj e os não-SSj (grupo controle). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)