Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia de sinequias intrauterinas em mulheres submetidas a curetagem pos-aborto.

Processo: 03/00172-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ilza Maria Urbano Monteiro
Beneficiário:Ilza Maria Urbano Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Histeroscopia  Aborto 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aborto | Histeroscopia | Sinequia Intrauterina

Resumo

As sinéquias intra-uterinas são aderências formadas na cavidade uterina que podem ter diversas etiologias, sendo a principal a curetagem pós-aborto. Dentre a sintomatologia das sinéquias, a infertilidade é o sintoma mais comum e o diagnóstico e tratamento são preferencialmente através da Histeroscopia. Objetivo: determinar a prevalência de sinéquia intra-uterina e os fatores associados a sua formação em mulheres submetidas à curetagem pós-aborto. Sujeitos e Métodos: as cem mulheres serão selecionadas no Ambulatório de Revisão e Orientação de Aborto de acordo com os critérios de inclusão. Essas mulheres serão entrevistadas pela pesquisadora responsável e serão submetidas a exame Estereoscópico para avaliar a presença de sinéquia intra-uterina e suas características. Análise dos dados: a partir da análise do questionário, será calculada a prevalência de sinéquia, serão elaboradas tabelas descritivas e será realizada comparação das freqüências pelo teste exato de Fisher. Para avaliar se existe associação entre a formação de sinéquias e as características sócio de mográficas, clínicas e reprodutivas será utilizada a regressão logística. Para a realização destes procedimentos será utilizado o programa SAS versão 8.02. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALZANI, ADJANC; YELA, DANIELA ANGERAME; ERBOLATO GABIATTI, JOSE ROBERTO; BEDONE, ALOISIO JOSE; URBANO MONTEIRO, ILZA MARIA. Prevalência de sinéquias uterinas após curetagem por aborto. São Paulo Medical Journal, v. 125, n. 5, p. 261-264, . (03/00172-4)