Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo do RNA ribossômico em mucosa oral e leucócitos de indivíduos com Síndrome de Down idosos

Processo: 03/05534-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Spencer Luiz Marques Payão
Beneficiário:Spencer Luiz Marques Payão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos  RNA ribossômico  Mucosa bucal  Northern Blotting  Síndrome de Down 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genes Ribossomicos | Leucocitos | Mucosa Oral | Northern Blotting | Polimerase Chain Reaction(Pcr) | Sindrome De Down(Sd)

Resumo

Indivíduos com síndrome de Down (SD), quando ultrapassam os 35-40 anos de idade apresentam as mesmas alterações neuropatológicas verificadas em pacientes com doença de Alzheimer (DA). O estudo da regulação dos genes ribossômicos na doença de Alzheimer (DA) e na síndrome de Down representa uma abordagem original na literatura científica. Nosso grupo vem desenvolvendo esta linha de pesquisa há mais de 13 anos e vem estabelecendo uma evidente e fortalecida relação entre atividade dos genes ribossômicos, envelhecimento e principalmente, doença de Alzheimer, como pode ser observado através da nossa produtividade científica: 5 publicações científicas em revistas internacionais e um artigo recentemente enviado para publicação (súmula curricular). Além disso, nosso grupo em artigo de BORSATTO & SMITH (1996) verificou uma diminuição na atividade dos genes ribossômicos através de análise citogenética por bandamento NOR em pacientes com SD de idades mais avançadas. No presente projeto, será realizada uma nova abordagem do estudo do RNA ribossômico que terá como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente as frações maduras do rRNA de células de "mucosa oral" e de "leucócitos" de 20 indivíduos com SD e 20 controles, de diferentes idades, através da técnica de Northern blotting. O desenvolvimento desta nova abordagem poderá abrir novas perspectivas para a caracterização de fatores envolvidos na regulação gênica dos indivíduos com SD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)