Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos hematotoxicos, bioquimicos-sericos,anatomo -histopatologicos em periquitos australianos(melopsittacus undulatos) tratados com flunixin meglumine, cetoprofeno e meloxicam.

Processo: 03/06858-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Karin Werther
Beneficiário:Karin Werther
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Meloxicam  Efeitos adversos  Cetoprofeno 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cetoprofeno | Efeitos Adversos | Flunixin Meglumine | Meloxicam | Periquito Australiano

Resumo

Os antiinflamatórios não esferoidais (AINEs) são usados em aves para controlar a inflamação, redução da febre e controle da dor. Existem várias categorias de AINEs, mas poucos são estudados em aves, sendo que o efeito dos mesmos difere de acordo com a categoria. Apesar dos efeitos antiinflamatório, antipirético e analgésico, os AINEs apresentam vários efeitos colaterais em mamíferos. O mais comum dos efeitos colaterais é a ulceração gástrica e intestinal, seguido de hemorragias, alterações hepáticas e renais, além de distúrbios como diarréia e vômito. A isquemia renal pode ser a mais séria das complicações causadas por AINEs em aves, observada em algumas espécies. É de extrema importância um estudo correlacionando doses terapêuticas e possíveis lesões induzidas farmacologicamente por AINEs em aves. Este estudo tem como objetivo determinar as possíveis alterações nos valores hematológicos, bioquímicas séricas e lesões no sistema digestório e renal de periquitos australianos induzidas por flunixin meglumine, cetoprofeno e meloxicam administrados por via intramuscular por 3 e 7 dias consecutivos. O presente trabalho possui grande relevância para a clínica de aves silvestres, pois são freqüentes os casos de aves com afecções que necessitem de tratamentos antiinflamatórios e analgésicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)