Busca avançada
Ano de início
Entree

Correção intra-uterina sono-endoscópica da meningomielocele em fetos de ovelha

Processo: 03/07237-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Denise Araujo Lapa Pedreira
Beneficiário:Denise Araujo Lapa Pedreira
Instituição Sede: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Fundação Adib Jatene (FAJ). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapias fetais  Meningomielocele  Ovelhas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cirurgia Fetal | Correcao | Intra-Uterina | Meningomielocele | Ovelha | Pre-Natal

Resumo

A meningomielocele tem conseqüências neurológicas devastadoras sobre o concepto. A terapia cirúrgica após o nascimento pode ser considerada paliativa. A correção do defeito, antes do nascimento, parece melhorar bastante o prognóstico neurológico dos indivíduos afetados. A cirurgia fetal, a céu aberto, vem sendo aplicada em fetos humanos, porém a agressividade deste procedimento cirúrgico e o trabalho de parto prematuro complicam muito sua aplicação e, portanto, os seus resultados. O desenvolvimento de uma metodologia endoscópica para a correção do defeito seria desejável para a redução dos riscos materno-fetais. Objetivo: Avaliar o sucesso de uma nova metodologia sono-endoscópica para a correção intra-uterina da meningomielocele (MMC), no feto de ovelha. Material e métodos: Em 12 ovelhas grávidas a meningomielocele será criada cirurgicamente no 75° dia de gestação. No 100° dia a correção cirúrgica do defeito será realizada em 8 fetos (grupo casos) e nos 4 fetos restantes a lesão não será corrigida (grupo controle). A abordagem cirúrgica envolverá a ultra-sonografia e a correção do defeito será endoscápica. O fechamento do defeito na coluna utilizará técnica operatória simplificada, previamente desenvolvida pelos autores (FAPESP 2000/02913-3; Pedreira et al., 2002). Os aspectos anátomo-patológicos da lesão no 140° dia de gestação (termo) serão comparados entre os dois grupos. A correção com sucesso será aquela em que se observar a cobertura da lesão por pele, com preservação da anatomia normal da medula. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RITA DE CÁSSIA SANCHEZ E OLIVEIRA; PAULO ROBERTO VALENTE; ROGÉRIO C. ABOU-JAMRA; ANDREZZA ARAÚJO; PAULO HILÁRIO SALDIVA; DENISE ARAÚJO LAPA PEDREIRA. A celulose biossintética induz a formação de uma neoduramáter na correção antenatal da meningomielocele em fetos de ovelhas. Acta Cirurgica Brasileira, v. 22, n. 3, p. 174-181, . (03/07237-4)
SANCHEZ E OLIVEIRA, RITA DE CISSIA; ROBERTO VALENTE, PAULO; ABOU-JAMRA, ROGERIO C.; ARAUJO, ANDREZZA; HILARIO SALDIVA, PAULO; LAPA PEDREIRA, DENISE ARAUJO. Biosynthetic cellulose induces the formation of a neoduramater following prenatal correction of meningomyelocele in fetal sheep. Acta Cirurgica Brasileira, v. 22, n. 3, p. 174-181, . (03/07237-4)