Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da prevalência do refluxo gastroesofágico patológico, em recém-nascidos menores de 1500 gramas com displasia broncopulmonar, na Unidade Neonatal do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher

Processo: 03/07591-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Jose Dirceu Ribeiro
Beneficiário:Jose Dirceu Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Recém-nascido  Displasia broncopulmonar  Refluxo gastroesofágico  Unidades de terapia intensiva neonatal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Displasia Broncopulmonar | Recem-Nascido

Resumo

Este estudo tem o objetivo de determinar a prevalência de alterações dos parâmetros da monitorização prolongada do pH esofágico nos recém-nascidos com displasia broncopulmonar, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do CAISM e estabelecer a associação entre a gravidade clínica e radiológica da displasia broncopulmonar com as alterações da monitorização do pH esofágico. Será realizado um estudo clínico prospectivo, de corte transversal. Utilizar-se-á o índice de refluxo >10%, como critério para positividade da pHmetria que será realizada com 28 a 15 dias de vida. Os critérios de Bancalari et al. (1979) serão adotados para o diagnóstico da displasia broncopulmonar, e o escore de Weinstein et al. (1994) para classificação de gravidade. O tamanho amostral será de 35 a 42 casos calculados a partir da média da prevalência do índice de refluxo obtida da literatura (45,4%) e a estimativa de prevalência do CAISM (41,7%), aceitando-se uma diferença de 5 a 10%, com alfa de 0,01. Para a análise estatística serão utilizados os testes de Qui-quadrado e Exato de Fisher, teste t de Student ou Mann-Whitney e os Coeficientes de correlação por postos de Spearman ou Pearson, aceitando p< 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAÍS B. MENDES; MARIA APARECIDA M. S. MEZZACAPPA; ADYLÉIA A. D. C. TORO; JOSÉ DIRCEU RIBEIRO. Fatores de risco para a doença por refluxo gastroesofágico em recém-nascidos de muito baixo peso portadores de displasia broncopulmonar. Jornal de Pediatria, v. 84, n. 2, p. 154-159, . (03/07591-2)