Busca avançada
Ano de início
Entree

Inducao de apoptose em macrofagos peritoneais de camundongos infectados com sporothrix schenckii e sua relacao com a producao de oxido nitrico e citocinas.

Processo: 03/07694-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Iracilda Zeppone Carlos
Beneficiário:Iracilda Zeppone Carlos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Peróxido de hidrogênio  Citocinas  Óxido nítrico  Apoptose  Macrófagos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Citocinas | Macrofagos | Oxido Nitrico | Peroxido De Hidrogenio

Resumo

A esporotricose é uma infecção micótica provocada pelo fungo dimórfico Sporothrix schenckii, causando em geral lesões cutâneas nodulares e/ou ulcerativas que se proliferam via linfática, porém em raros casos pode provocar infecção sistêmica. A apoptose, ou morte celular programada, tem um importante papel em vários processos fisiológicos sendo essencial para eliminar células desnecessárias e/ou lesadas sem a indução de um processo inflamatório. Os compostos intermediários do nitrogênio (RNI) e do oxigênio (ROI) representam dois importantes mediadores da atividade dos macrófagos, que contribuem para a resposta imune celular e para o processo inflamatório. O óxido nítrico (NO) e o peróxido de hidrogênio (H2O2) são produzidos pelos macrófagos ativados e estão envolvidos na ativação do processo apoptótico em macrófagos e em células T, respectivamente. Por outro lado, as citocinas exercem papel importante em todo o processo de ativação dessas células e podem influenciar diretamente na resposta imunológica, juntamente com os compostos intermediários do hidrogênio e do oxigênio. Neste projeto pretendemos avaliar a apoptose em macrófagos peritoneais de camundongos e sua relação na esporotricose quanto a produção de diferentes mediadores produzidos por macrófagos ativados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)