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A questao da (in)disciplina escolar na tensao modernidade/pos modernidade.

Processo: 03/08044-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Lucia de Amorim Soares
Beneficiário:Maria Lucia de Amorim Soares
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Modernidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indisciplina Escolar | Modernidade | Pos Modernidade | Relacoes Escolares | Transicao Paradigmatica

Resumo

Esta pesquisa tem como interesse verificar como as formas de disciplinamento atuam na formação dos sujeitos face a presença das problemáticas pós-modernas no âmbito escolar. Discutir o mundo em pós e situar a educação escolar em tempo de mudanças são condições que fazem emergir a questão da indisciplina escolar a ser investigada, empiricamente, via análise de boletins de ocorrências na DIJU, Delegacia da Infância e Juventude, e na Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, ambas em Sorocaba; bem como através de conversas e entrevistas com os sujeitos dos segmentos que constituem a escola, em escolas selecionadas após a leitura dos boletins de ocorrências. Toma como hipótese: a indisciplina não é produzida pelo aluno, mas pelo terreno singular que a escola considera seu dever construir no imbricar de um poder compósito - poder disciplinar e poder jurídico. A questão central da pesquisa busca responder como é produzida a (in)disciplina na constitucionalidade escolar. (AU)

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