Busca avançada
Ano de início
Entree

Transição vítrea e a instantaneização de maltodextrinas por processo de aglomeração úmida

Processo: 03/08377-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Fernanda Paula Collares Queiroz
Beneficiário:Fernanda Paula Collares Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Maltodextrina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aglomeracao | Maltodextrina | Transicao Vitrea

Resumo

As maltodextrinas são oligossacarídeos, provenientes da hidrólise do amido com características funcionais que dependem das condições de sua produção e que permitem uma ampla faixa de aplicação nas indústrias alimentícias. Sua crescente utilização em produtos em p6 prontos para consumo, como achocolatados e pós para refrescos, tem exigido um tratamento adicional com a finalidade de melhorar suas propriedades de dispersão e solubilização. O sucesso na obtenção de pós aglomerados estáveis, com características adequadas, está no conhecimento dos mecanismos envolvidos no processo de coesão das partículas durante a aglomeração. Segundo alguns pesquisadores, a aglomeração é o resultado de um processo controlado de compactação que ocorre devido à pegajosidade produzida numa zona acima da temperatura de transição vítrea do material. O estudo da correlação entre o processo de aglomeração e a transição vítrea fornecerá as ferramentas necessárias para um correto controle do processo de aglomeração, obtendo-se assim produtos instantâneos com qualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAKEITI, C. Y.; KIECKBUSCH, T. G.; COLLARES-QUEIROZ, F. P.. Morphological and Physicochemical Characterization of Commercial Maltodextrins with Different Degrees of Dextrose-Equivalent. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD PROPERTIES, v. 13, n. 2, p. 411-425, . (03/08377-4)