Busca avançada
Ano de início
Entree

A naturalizacao da infancia e a pedagogia centrada na crianca - uma analise do pensamento de montessori e claparede e de suas repercussoes na difusao do ideario escolanovista no brasil.

Processo: 03/09596-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Alessandra Arce Hai
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Escola nova 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Claparede | Escola Nova | Historia Da Educacao | Montessori

Resumo

O presente projeto pretende analisar nas obras de Montessori e Claparède suas concepções de homem, educação e sociedade, procurando contextualizá-las no universo capitalista de sua época, apontando os reflexos desse universo em suas obras. Buscando, assim desvelar e analisar as razões históricas, de natureza política, cultural e epistemológica, que levariam a rupturas e continuidades no pensamento destes autores em relação ao de dois outros grandes educadores do século XIX: Pestalozzi e Froebel (estes autores foram objeto de estudo em nossa tese de doutorado). A este primeiro objetivo une-se um segundo por meio do qual realizar-se-á uma investigação, ainda que inicial, acerca das repercussões das idéias de Montessori e Claparède no pensamento pedagógico brasileiro da primeira metade do século XX, através do estudo de manuais destinados a divulgação do ideário escolanovista. Portanto, este estudo caracteriza-se por um estudo histórico (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)