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A avaliação educacional na educação médica brasileira: situação atual e perspectivas

Processo: 03/09804-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Raquel Lucato Cianflone
Beneficiário:Ana Raquel Lucato Cianflone
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação  Educação médica  Avaliação da aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Educacional | Educacao Medica

Resumo

Ao longo das últimas cinco décadas, a educação médica tem sido alvo de debates e diversas propostas de reforma. As análises das crises da educação médica e as tentativas de reforma sempre foram permeadas por distintos discursos pedagógicos, que desempenharam importante papel. A partir da década de 90, na América Latina e no Brasil, as reformas foram intensificadas e a avaliação da aprendizagem adquiriu relevância e valor estratégico. Com base no exposto, foram definidos como objetivos deste projeto: Identificar, por meio de ampla revisão bibliográfica, as experiências de avaliação da aprendizagem, acumuladas e em construção, no campo da educação médica no Brasil no período de 1990 a 2003; analisar as concepções de aprendizagem, de formação profissional, de relação Medicina/Sociedade subjacentes às práticas de avaliação desenvolvidas; discutir os fundamentos pedagógicos, históricos, epistemológicos e políticos das experiências supracitadas e suas implicações para a educação médica. (AU)

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