Busca avançada
Ano de início
Entree

Percorrendo os trilhos da ferrovia rumo a associação entre longevidade humana e fatores ambientais

Processo: 03/13580-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Helena Ribeiro
Beneficiário:Helena Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento da população  Indicadores ambientais  Fatores biológicos  Longevidade  Ferroviários  Idosos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Envelhecimento Populacional | Ferrovia | Historia | Idosos | Indicadores Ambientais | Longevos

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e inevitável. Constitui-se no produto da interação de fatores biológicos, psíquicos e ambientais que atuam ao longo da vida do indivíduo. Várias teorias têm sido propostas na tentativa de explicá-lo e compreender melhor os fatores associados a longevidade. Contribuição genética, engajamento social, melhores condições de saúde e assistência, fatores sócio-econômico, entre outros, constituem-se em fatores positivamente associados a maior longevidade. Os condicionantes negativos correspondem às situações de exposição oposta a estas, sendo que a poluição merece destaque pela morbi-mortalidade a ela associada, podendo encurtar o tempo de vida. Assistindo ao cenário atual de envelhecimento populacional e intenso aumento da poluição ambiental, o presente estudo optou por pesquisar possíveis fatores ambientais (bióticos e abióticos) associados a maior longevidade humana, uma vez que existe esta lacuna na literatura. Questionários quali-quantitativos serão aplicados à uma população mais homogênea de longevos (ex-ferroviários aposentados da Estrada de Ferro Sorocabana de Botucatu). Será caracterizada a vida destes indivíduos e resgatada a importante história da ferrovia, buscando evidências de associações entre meio ambiente (fatores abióticos e bióticos), saúde e longevidade através de suas representações sociais por meio da pesquisa qualitativa. Em síntese, reconhecemos a adequação deste projeto como instrumento para analisar o fenômeno da longevidade e associação com fatores ambientais, resgatando o conhecimento histórico-cultural dos próprios idosos envolvidos no processo (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA PAVÃO PATRÍCIO; KATSUMASA HOSHINO; HELENA RIBEIRO. Ressignificação existencial do pretérito e longevidade humana. Saúde e Sociedade, v. 18, n. 2, p. 273-283, . (03/13580-3)