Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao clinica, histologica e histomorfometrica de alveolos dentarios de caes preenchidos com biovidro ou biosilicato, que posteriormente receberao implantes osseointegraveis.

Processo: 04/03299-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Heitor Panzeri
Beneficiário:Heitor Panzeri
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biovidro  Próteses e implantes  Biosilicato  Cães  Histologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biosilicato | Biovidro | Caes | Formacao Ossea | Histologia | Implante

Resumo

Buscando-se favorecer a função e a estética, foram desenvolvidas várias técnicas com o intuito de preservar a altura dos rebordos alveolares após as exodontias, entre as quais se destaca o implante de vidros bioativos. Além disso, têm-se utilizado os implantes osseointegráveis em áreas submetidas a extrações dentárias, também com o objetivo de diminuir a perda óssea alveolar, além de restabelecer a função e a estética. Este estudo será desenvolvido com o objetivo principal de comparar clínica, histológica e histomorfometricamente à resposta tecidual dos alvéolos após exodontia, preenchidos com Biogran ou Biosilicato. Para tanto, serão utilizados seis cães, que terão quatro pré-molares bilaterais mandibulares retirados e seus respectivos alvéolos preenchidos ou não com esses biomateriais. Após as exodontias, serão feitas medidas da altura e largura dos rebordos alveolares. Os retalhos serão tracionados coronariamente e suturados. Depois de 12 semanas, será feita uma nova cirurgia, para as medidas finais nos rebordos alveolares e para realização de biópsia óssea nos rebordos com trefina, para análises histológica e histomorfométrica do tecido neoformado. Em seguida, serão colocados, bilateralmente, dois implantes osseointegráveis nas perfurações realizadas com trefina. Após período de 12 semanas, os cães serão sacrificados e será feita análise histológica da interface implante/tecido novo. Os dados serão tabulados e submetidos à análise estatística, comparando-se os sítios testes com os controles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)