Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das transferencias de especies quimicas atraves do sistema solo em experimento de combustao de biomassa na amazonia.

Processo: 04/03402-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Maria Cristina Forti
Beneficiário:Maria Cristina Forti
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Água do solo  Queima de biomassa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua Do Solo | Ciclo De Nutrientes | Especies Quimicas Em Aguas | Queima De Biomassa

Resumo

Neste projeto, serão efetuados estudos relativos aos processos de transferências de espécies químicas no interior de um solo, buscando, através de uma abordagem ampla, melhorar a compreensão do impacto do corte e queimada de floresta natural sobre a água do solo, do ponto de vista da gestão dos nutrientes. O enfoque principal será a compreensão da dinâmica das espécies químicas maiores, tanto na dimensão temporal como na espacial. Esta abordagem deverá resultar na determinação dos fluxos de nutrientes através do perfil do solo considerando-se os seguintes horizontes: dentro da zona radicular (0-25 cm), abaixo da zona radicular (-50 cm) e zona profunda (-100 cm). Espera-se com isso entender o funcionamento biogeoquímico dessas soluções quando de eventos de queimadas. Para atingir tal objetivo serão estudados os processos de transferências de diversas espécies químicas (Na, K, Mg, Ca, NH4+, Cl, NO3- , SO42-, Fe, Al, DOC e DIC) carreadas pelas águas que circulam através do solo, na parcela queimada e em uma parcela de floresta natural. Os trabalhos de campo serão realizados na região de Alta Floresta (MT). Esse trabalho terá como base um conjunto de lisímetros de tensão zero que permitem a amostragem da água gravitacional do solo em diferentes profundidades. Para que os fluxos sejam calculados, serão caracterizados os solos de cada parcela, bem como efetuadas medidas de condutividade hidráulica e o monitoramento contínuo da umidade do solo. A obtenção dos dados deverá ocorrer durante um período de 18 meses englobando 2 períodos chuvosos. Esta proposta tem como objetivos: (i) avaliar o comportamento hidrogeoquímico das espécies químicas em função das alterações das características químicas e físico-químicas das águas na zona não saturada do solo ao longo do tempo e do espaço, (ii) monitorar a mobilidade de íons conservativos e a variação temporal dos fluxos de espécies químicas durante a rebrota, e (iii) avaliar o tempo de decaimento dos fluxos de espécies químicas após a queimada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)