Busca avançada
Ano de início
Entree

Tolerância ao alumínio em milho: avaliação do efeito de transgenes e de um promotor específico de ápices radiculares

Processo: 04/05131-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2004 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:Marcelo Menossi Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/50266-3 - Tolerância ao alumínio em milho: avaliação do efeito de transgenes e de promotor específico do ápices radiculares, BP.TT
05/00503-6 - Aprendizado de metodologias de biologia molecular e biotecnologia de plantas, BP.TT
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal  Plantas geneticamente modificadas  Milho  Alumínio  Expressão gênica  Regiões promotoras genéticas 

Resumo

A toxidez do Al é o principal fator limitante da produtividade agrícola em grandes áreas do Brasil. A superexpressão de genes em plantas transgênicas é uma forma de aumentar a tolerância ao Al. Este projeto tem como objetivo avaliar a tolerância ao Al em plantas de milho superexpressando os genes Zmal1 (codifica uma proteína da mucilagem da raiz) e GSTIV (codifica uma glutationa S-transferase, envolvida na defesa contra estresse oxidativo), ambos induzidos pelo Al, e o gene OMT134, de Panicum miliaceum, que codifica um translocador de malato e citrato/oxoglutarato. Todas as plantas transgênicas com maior tolerância ao Al obtidas até o momento utilizam o promotor constitutivo 35S, o que causa algumas alterações metabólicas indesejáveis. Para solucionar esse problema, neste projeto também se propõe a construção e caracterização de um cassete de expressão baseado em três cópias do promotor do gene Zmal1. Dado que esse gene é ativo em células da epiderme do ápice radicular, sua disponibilidade pode permitir a superexpressão de genes de interesse no local mais sensível ao ataque do Al. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANCADO, G. M. A.; NOGUEIRA, F. T. S.; CAMARGO, S. R.; DRUMMOND, R. D.; JORGE, R. A.; MENOSSI, M. Gene expression profiling in maize roots under aluminum stress. Biologia Plantarum, v. 52, n. 3, p. 475-485, 2008. Citações Web of Science: 13.
CANÇADO‚ G.M.A.; DE ROSA‚ V.E.; FERNANDEZ‚ J.H.; MARON‚ L.G.; JORGE‚ R.A.; MENOSSI‚ M. Glutathione S-transferase and aluminum toxicity in maize. FUNCTIONAL PLANT BIOLOGY, v. 32, n. 11, p. 1045-1055, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.