Busca avançada
Ano de início
Entree

Dois algoritimos para programacao nao linear de grande porte.

Processo: 04/05891-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2004 - 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto
Beneficiário:Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Programação não linear 

Resumo

Neste projeto, estudamos a resolução de problemas de programação não linear usando dois algoritmos. O primeiro, baseado em programação quadrática seqüencial, aplica-se a problemas gerais não convexos. A novidade desta proposta reside na definição de uma função de mérito linear por partes, baseada em alguns dos pontos gerados em iterações anteriores. Essa idéia lembra os métodos de filtros introduzidos por Fletcher e Leyffer, mas é menos tolerante. O segundo algoritmo destina-se a resolver o problema com restrições de igualdade e está baseado na idéia de confinar o passo a um cilindro em torno da região factível. Isso corresponderia a uma flexibilização dos métodos de pontos factíveis, permitindo passos grandes quando as restrições são curvas e os iterandos estão longe da solução ótima do problema. Pretendemos obter resultados numéricos que comprovem que os algoritmos são aplicáveis a problemas de grande porte. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, FRANCISCO A. M. A sequential quadratic programming algorithm that combines merit function and filter ideas. COMPUTATIONAL & APPLIED MATHEMATICS, v. 26, n. 3, p. 337-379, 2007. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.