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Estratégias e apropriação da quase-renda: a relação entre o produtor rural e a indústria de processamento

Processo: 04/06242-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Maria Sylvia Macchione Saes
Beneficiário:Maria Sylvia Macchione Saes
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produtores rurais  Indústria agrícola  Quase-renda  Teoria dos jogos  Jogos cooperativos  Custos e análise de custo  Café 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ativo Especifico | Custos De Transacao | Diferenciacao | Jogos Cooperativos | Quase-Renda | Sistema Agroindustrial Do Cafe

Resumo

A estratégia de diferenciação por parte dos produtores rurais visa evitar a concorrência de preços e declínio de sua participação no valor total gerado pela cadeia produtiva. Esta estratégia leva à criação de quase-renda positiva mas não garante que na relação com os compradores, as empresas processadoras essa renda extra seja distribuída favoravelmente para os produtores do segmento rural. O trabalho terá como objetivo discutir teoricamente a apropriação da quase-renda ao longo tempo, considerando a relação entre produtores rurais e indústria processadora, que tem como principal elemento a estratégia de diferenciação. A fundamentação teórica é a Economia dos Custos de Transação e Teoria dos Jogos. Para análise foram escolhidos três critérios de diferenciação na cadeia café: i. certificado de orgânico; ii. qualidade excepcional; e iii. de territorialidade (origem). Espera-se testar a hipótese de que os produtores terão maiores chances de se apropriar da quase-renda se os consumidores forem capazes de identificar a diferenciação com propriedades relacionadas à identidade do produtor. Por outro lado, o segmento processador abocanharia maior parcela da quase-renda conforme a marca torna-se forte e reconhecida. (AU)

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