Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento e avaliação cognitiva do usuário de crack após uma década de introdução da droga na cidade de São Paulo

Processo: 04/07153-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Solange Aparecida Nappo
Beneficiário:Solange Aparecida Nappo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Usuários de drogas  Cocaína crack  Comportamento sexual  Comportamento de risco  Avaliação neuropsicológica  Cognição 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Neuropsicologica | Cocaina | Comportamento Sexual | Metodologia Qualitativa

Resumo

O rápido aparecimento dos efeitos euforizantes, a fácil administração e o preço acessível fizeram do crack uma droga muito atraente, garantindo a fácil adesão por seus consumidores. Esses usuários, cujo perfil foi associado à figura masculina, jovem, de baixa condição socioeconômica e de padrão compulsivo de consumo, envolviam-se em práticas perigosas, como assaltos e roubos, para adquirirem a droga. Porém, atualmente, o perfil do usuário de crack parece estar se alterando, deixando de ser reconhecido como improdutivo, agressivo e ligado a atividades marginais. Nos EUA já foram descobertos usuários não-compulsivos e mulheres usuárias, que desenvolveram novos comportamentos para aquisição e uso do crack. Objetivo: Embora o crack tenha sido inserido no contexto brasileiro há mais de 10 anos, muitas dúvidas a respeito de seu consumo permanecem sem maiores esclarecimentos. Pouco se sabe a respeito da possível mudança do perfil do usuário de crack e do desenvolvimento de novas alternativas de consumo que pudessem evitar sua marginalização social. As consequências cognitivas e comportamento sexual de risco (DST/AIDS) associados ao consumo de crack também têm sido pouco estudados. Assim, esse estudo tem por finalidade o esclarecimento desses tópicos, que senão ausentes, são bastante controversos na literatura científica. Metodologia: Nesse estudo adotar-se-á o uso de metodologia qualitativa, para a investigação em profundidade de um fenômeno tão pouco conhecido. Cerca de 80 usuários de crack serão submetidos à entrevista semi-estruturada por questionário e posterior avaliação neuropsicológica, na qual serão investigadas funções cognitivas como atenção e memória, tendo seu desempenho comparado ao de jovens não-usuários de drogas. Os usuários também serão submetidos a exames sorológicos (HIV, sífilis, hepatites B e C), com a finalidade de identificar-se comportamentos sexuais de risco entre eles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, LUCIO GARCIA; BARROSO, LUCIA PEREIRA; SILVEIRA, CAMILA MAGALHAES; SANCHEZ, ZILA VAN DER MEER; PONCE, JULIO DE CARVALHO; VAZ, LEONARDO JOSE; NAPPO, SOLANGE APARECIDA. Neuropsychological Assessment of Current and Past Crack Cocaine Users. SUBSTANCE USE & MISUSE, v. 44, n. 13, p. 1941-1957, . (04/07153-8)
LÚCIO GARCIA DE OLIVEIRA; SOLANGE APARECIDA NAPPO. Caracterização da cultura de crack na cidade de São Paulo: padrão de uso controlado. Revista de Saúde Pública, v. 42, n. 4, p. 664-671, . (04/07153-8)
LÚCIO GARCIA DE OLIVEIRA; SOLANGE APARECIDA NAPPO. Crack na cidade de São Paulo: acessibilidade, estratégias de mercado e formas de uso. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 35, n. 6, p. 212-218, . (04/07153-8)