Busca avançada
Ano de início
Entree

Provocação nasal com histamina em crianças e adolescentes com rinite alérgica persistente: contribuição da rinometria acústica

Processo: 04/11580-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2005 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Dirceu Solé
Beneficiário:Dirceu Solé
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças  Histamina  Rinometria acústica  Rinite alérgica 

Resumo

A rinometria acústica consiste em uma técnica precisa de avaliação dos volumes da cavidade nasal, porém, seu uso em crianças ainda não bem estudado e padronizado nos testes de provocação nasal (TPN). Este estudo tem por objetivos: avaliar e padronizar o TPN com histamina em crianças e adolescentes com rinite alérgica persistente. Vinte crianças e adolescentes com rinite alérgica persistente e vinte controles serão submetidos a TPN com histamina, monitorados pela rinometria acústica, rinomanometria anterior ativa, escore de sintomas e provas de função pulmonar. Os TPN serão realizados com instilação de soluções com concentração crescente de histamina e o teste será considerado positivo quando houver incremento de 100% no valor da resistência nasal total. Os pacientes com rinite alérgica receberão corticosteróide intranasal (Furoato de Mometasona, 200g/dia) por 14 dias, quando serão submetidos a novo TPN com histamina. Serão obtidos consentimentos escritos de todas crianças e adolescentes, assim como de seus responsáveis legais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUSTAVO FALBO WANDALSEN; ALINE INÊS MENDES; DIRCEU SOLÉ. Correlação entre a resistência nasal e diferentes parâmetros da rinometria acústica em crianças e adolescentes com e sem rinite alérgica. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 78, n. 6, p. 81-86, Dez. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.