Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros de conforto térmico em pacientes com rinite alérgica perene

Processo: 02/09082-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 12 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Jorge Elias Kalil Filho
Beneficiário:Gustavo Silveira Graudenz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rinite alérgica

Resumo

Serão recrutados 14 indivíduos com história de rinite alérgica perene (RAP) e teste cutâneo positivo para aeroalérgenos e 14 indivíduos normais. Após período de aclimatação, e vestimenta padronizada, serão realizados o lavado nasal, a escala de sintomas, a coleta de urina e o peak-flow nasal. Após, serão expostos à provocação com níveis diferentes de temperatura, em laboratório de conforto térmico, sendo a umidade constante em dois protocolos, separados por um período de 14 dias: A- haverá diminuição de 2ºC por hora, iniciando de 28 até 18ºC. B- Diminuição brusca da temperatura de 28 a 18ºC durante 1 hora e retomo à temperatura inicial. Após, realizar-se hão o lavado nasal, escala de sintomas, coleta de urina e peak-flow nasal em 24 e 48 horas. Das amostras nasais serão realizados a citologia, determinação de proteína catiônica eosinofílioca, triptase, histamina, ICAM-1, leucotrienos, interferon gama e GM-CSF. Na urina serão medidos os leucotrienos e níveis de histamina. Resultados esperados: 1-Obter uma diferenciação objetiva quanto à tolerância ao frio em ambientes climatizados entre os indivíduos com RAP e controles. 2-Obter novos parâmetros de conforto térmico para este sub-grupo de indivíduos. 3-Identificar os marcadores inflamatórios e caracterizar uma resposta inicial e tardia responsáveis pela intolerância à exposição ao ar-condicionado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRAUDENZ‚ GS; LATORRE‚ M.; TRIBESS‚ A.; OLIVEIRA‚ CH; KALIL‚ J. Persistent allergic rhinitis and indoor air quality perception-an experimental approach. INDOOR AIR, v. 16, n. 4, p. 313-319, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.